O conceito de lugar na análise e projeto da paisagem urbana

O MISTÉRIO DO DESIGN DOS JARDINS CHINESES REFLETIDOS NO SUNKEN GARDEN TUMO PARQUE REVELA COMO TOPOGRAFIA PODE SER PENSADA EM ARQUITETURA PAISAGÍSTICA OS PRINCÍPIOS DE GEHL ARCHITECTS PARA QUE AS CIDADES SEJAM MAIS HABITÁVEIS

Espaço Público

Paes entrega trecho entre a Praça Quinze e Museu Histórico Nacional

 

201605291415195582-1                  Vista a partir do restaurante Ancoramar, na Praça Marechal Âncora – Custódio Coimbra / Agência O Globo

 

RIO— A maioria dos tapumes do trecho entre a Praça Quinze e o Museu Histórico Nacional, no Centro, deu lugar a bancos, canteiros de plantas e a melhor visualização dos prédios históricos do entorno. Na manhã deste sábado, o prefeito Eduardo Paes entregou o espaço, que é mais uma parte da Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde.

— Essa área junta a arquitetura do Rio com paisagens naturais, é um reencontro do Brasil com a sua história. Um programa imperdível. Queremos que os cariocas visitem, nós perdemos esse hábito de frequentar o Centro — disse o prefeito.

CONTINUE LENDO

Posts relacionados:

The Underline, o parque linear de 16 km que será construído sob o metrô de Miami

O metrô de Miami conta com duas linhas de 40 km de extensão e 23 estações. Como se trata de um metrô de superfície, apresenta espaços livres sob sua infraestrutura que, em certos trechos, foram aproveitados para a construção de ciclovias.

No entanto, o desenho destas ciclovias são é mais eficiente, tampouco seguro, apresentando diversas curvas, grandes cruzamentos, pouca distinção dos espaços destinados a ciclistas e pedestres, falta de sinalização e iluminação e pontos cegos, entre outros inconvenientes mostrados no vídeo acima.

CONTINUE LENDO

Posts relacionados:

7 espaços públicos de Paris que serão remodelados para acolher pedestres e ciclistas

plaza-gambetta-fuente-ayuntamiento-de-paris

Os projetos urbanos de Paris nos últimos anos têm chamado a atenção internacional. Isto porque as propostas estão orientadas segundo um paradigma de mobilidade urbana sustentável, isto é, centradas nas pessoas, ciclistas e transporte público.

Por isso, propostas como a ampliação dos espaços públicos nas margens do rio Sena, a criação de mais Zonas 30, a remodelação da avenida Champs-Élysées e o Plano de Bicicletas 2015-2020, que pretende transformar a cidade “na capital mundial do ciclismo”, estão se tornando modelos a serem seguidos.

CONTINUE LENDO

Posts relacionados:

O que é “placemaking criativo” e como ele se relaciona com a resiliência?

O conceito de Placemaking [processo de planejamento, criação e gestão de espaços públicos, que estimula uma maior interação entre as pessoas e propõe a transformação dos pontos de encontro de uma comunidade (parques, praças, ruas e calçadas) em lugares mais agradáveis e atrativos.] possui extrema importância no desenvolvimento de um sentido de comunidade. Seu emprego tem, geralmente, o objetivo de construir espaços públicos onde as pessoas se sintam à vontade para passar grande parte de seu tempo.

CONTINUE LENDO

Posts relacionados:

Como “A Toddlers Playground” inspira Aprendizagem

A Toddlers Playground, por Espace Libre, em Alfortville, França.

Quando as crianças brincam ao ar livre, elas experimentam a vida ao máximo, todos os seus sentidos são estimulados nas formas mais surpreendentes. A Toddlers Playground” é o tipo de projeto que você entende desde o início, sendo concebido e realizado para as crianças. Graças à talentosa equipe de arquitetos de Espace Libre, a cidade de Alfortville, França, tem agora um parque incrível, um perfeito ambiente no qual as crianças podem desenvolver suas habilidades motoras.

O projeto foi concluído em 2014, cobrindo uma área de 2.500 metros quadrados e com um orçamento de 400.000 euros. O resultado foi um playground cheio de cor e elementos de criatividade.

CONTINUE LENDO

Posts relacionados:

Fique por dentro!
Inscreva-se agora no nosso Newsletter:
Arquivo