O conceito de lugar na análise e projeto da paisagem urbana

O MISTÉRIO DO DESIGN DOS JARDINS CHINESES REFLETIDOS NO SUNKEN GARDEN TUMO PARQUE REVELA COMO TOPOGRAFIA PODE SER PENSADA EM ARQUITETURA PAISAGÍSTICA OS PRINCÍPIOS DE GEHL ARCHITECTS PARA QUE AS CIDADES SEJAM MAIS HABITÁVEIS

Por que as passarelas peatonais não favorecem os pedestres?

pasarela-peatonal-vespucio-sur-google-maps

Faixas de pedestres no nível das calçadas ou passarelas elevadas?

A decisão tomadas pelas autoridades das cidades podem ser respaldadas por uma pesquisa feita pelo Instituto de Políticas para o Transporte e Desenvolvimento do México (ITDP), na qual justifica a melhor opção de acordo com dois fatores: o primeiro corresponde a relação entre a velocidade e segurança viária, e o segundo, a acessibilidade e o desenho urbano.

De acordo com estes fatores, o ITDP afirma que o melhor cruzamento para pedestres é aquele que está no nível das ruas porque prioriza a rota dos mesmos e porque são feitos na escala humana. Diferentemente disso, as passarelas são vistas como uma opção que surgiu através do paradigma de priorizar o trânsito dos veículos e, de acordo com dados gerados pelo estudo, não aumentam a segurança dos pedestres.

Além disso, a localização das passarelas não favorece os pedestres, que devem percorrer distâncias mais longas e fazer um esforço maior. Outro fator relevante é que nem todas as passarelas estão desenhadas para as pessoas com mobilidade reduzida e construí-las requer um maior investimento econômico segundo o Instituto. Levando em conta estes dados, o ITDP faz suas recomendações de como se devem desenhar os cruzamentos pedonais no nível da calçada.

A relação entre velocidade e segurança viária

Os benefícios de reduzir os limites de velocidade dos veículos para aumentar a segurança para todos os usuários do espaço viário é uma medida cada vez mais adotada nas cidades, levando em conta quais são as consequências de um atropelamento.

Por exemplo, se o impacto ocorre quando um veículo circula a mais de 60 km/h, 84% dos pedestres morrem, 15% ficam feridos e ninguém sai ileso. Em contrapartida, a mesma situação a 48 km/h pode causa a morte de 45% dos pedestres, 50% sai ferido e somente 4% sai ileso.

velocidad_de_impacto_de_vehiculos

Por último, quando o limite de velocidade é ainda mais baixo, 30 km/h, as probabilidades de que alguém morra diminuem consideravelmente a 5%, 65% sai ferido e 30% dos pedestres sai ileso.

A este ponto, o ITDP agrega outro fator relevante no momento de regular os limites de velocidade: o campo de visão. Este varia segundo a velocidade de circulação de um automóvel, ou seja, quanto maior a velocidade, menor é o campo de visão dos condutores e sua capacidade de reação é ainda menor.

campo-de-vision-itdp

Também influencia no campo de visão, a dimensão de uma via. Sobre isso, o ITDP afirma a comprovação de que nas ruas mais largas que 3,5m, a segurança é menor porque os veículos podem circular mais rápido e os pedestres dificilmente são avistados. Por esta razão, recomenda que as vias tenham largura de até 2,5m e que o espaço restante seja pedonal.

Além disso, recomenda que a instalação de Redutores de Velocidade no mesmo nível da calçada com uma extensão e inclinação que depende dos limites de circulação da velocidade permitida em uma rua, tal como se detalha na imagem abaixo.

reductores-velocidad-itdp

 

Acessibilidade e desenho urbano

cruces-a-nivel-de-veredas-itdp

Quanto ao desenho das calçadas, o ITDP recomenda que os cruzamentos devem manter a rota dos pedestres, o que também favorece o deslocamento de quem utiliza cadeira de rodas. Além do mais, esta opção obriga aos condutores a deter-se antes do cruzamento e confere maior visibilidade aos pedestres.

Isto pode ser complementado com o fato de que as calçadas devem destinar um espaço idealmente equivalente a um metro e meio de largura para que o resto do espaço seja destinado a áreas de vegetação e mobiliários urbanos, com o objetivo de criar áreas de descanso acolhedoras.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Fonte:

http://www.archdaily.com.br/br/780557/por-que-as-passarelas-pedonais-nao-favorecem-os-pedestres

Tradução livre: Lais Oliveira


Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Posts relacionados:

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro!
Inscreva-se agora no nosso Newsletter:
Arquivo