O conceito de lugar na análise e projeto da paisagem urbana

O MISTÉRIO DO DESIGN DOS JARDINS CHINESES REFLETIDOS NO SUNKEN GARDEN TUMO PARQUE REVELA COMO TOPOGRAFIA PODE SER PENSADA EM ARQUITETURA PAISAGÍSTICA OS PRINCÍPIOS DE GEHL ARCHITECTS PARA QUE AS CIDADES SEJAM MAIS HABITÁVEIS

Perdidos na Praça XV – Porto Maravilha Rio de Janeiro

teste55c91a6cd90e0             Nova frente marítima – Rodrigues Alves
Quem chega à Praça XV, no Centro do Rio, encontra uma paisagem completamente diferente da do início do ano. Tem gente que descreve a sensação de “estar perdido”. Com a demolição do Elevado da Perimetral e o fechamento do Mergulhão para dar lugar à nova Via Expressa, surge a visão privilegiada da Baía de Guanabara, prédios históricos saem da sombra e fica mais fácil entender como a área ficará em um futuro próximo, com a conclusão das obras em 2016.

teste55c91a6ce99f7          Nova frente marítima – Praça da Candelária

Perdidos na Praça XV – Porto Maravilha Rio de Janeiro

Quem desembarca na Praça XV encontra cenário novo sem a Perimetral

Fiscal do ponto de táxi da Praça XV há seis anos, Jonas Mazoni, 32 anos, conta que muitas pessoas se assustam quando chegam e se deparam com as mudanças. Segundo ele, passageiros fazem muitas perguntas. “O visual está muito mais bonito, principalmente à noite, com a iluminação dos prédios que deixa tudo aqui bem aceso, vivo e iluminado. As pessoas que passam costumam gostar bastante”, avalia.

Carmem Dias, 54, passa pela Praça XV há mais de 30 anos. Sempre vai ao centro do Rio de barca para levar os filhos ao médico no 1º Distrito Naval da Marinha. “Lembro os tempos de Perimetral e Mergulhão e confesso que tinha bastante medo. Era muito escuro, sujo e bagunçado. A sensação era a de sempre correr o risco de assalto”, lembra Carmem. Ela e a filha, Luciane Dias, 30, reagiram com espanto na primeira vez em que saíram da estação das barcas e encontraram a nova paisagem.

teste55c91a6cc0a08

Perdidos na Praça XV – Porto Maravilha Rio de Janeiro

“Fiquei meio perdida quando cheguei aqui e não vi a Perimetral. Quando me encontrei, pude perceber o ambiente bem mais tranquilo. Mesmo em obras, gostei bastante do que vi e já imagino uma área melhor”, diz Luciane, que costuma atravessar a Baía de Guanabara para ir ao centro do Rio com frequência.

Para a vendedora ambulante Rosimar da Mata, 53, o espaço ficou bem mais limpo e amplo. “Antes eu via um viaduto. Agora tem claridade, mais árvores… Ficou bem melhor trabalhar em ambiente assim. Sempre atendo pessoas perdidas que acham que desembarcam no lugar errado”, diverte-se Rosimar, que mora na Ilha de Paquetá e vai à Praça XV diariamente.

As mudanças no entorno começaram em fevereiro deste ano com o fechamento do Mergulhão para continuidade da demolição da Perimetral e construção da Via Expressa. Na nova paisagem, ganham destaque prédios como o Museu Histórico Nacional, o Palácio Tiradentes, o Paço Imperial e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A estátua de Dom João VI é valorizada no centro da praça.

teste55c91a6d145ce         Passeio público em frente a Candelária

Com o fim das obras em 2015, será possível caminhar da Praça XV ao Armazém 8 do Cais do Porto em um caminho de 3,5 km de extensão e 215 mil metros quadrados de área, grande parte com vista para Baía de Guanabara.

O passeio público terá calçadas largas, arborização, ciclovias e a circulação do novo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Ele abre um corredor cultural integrando museus como Paço Imperial, Espaço Cultural da Marinha, Centro Cultural da Justiça Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio (MAR), Fábrica de Espetáculos do Theatro Municipal e AquaRio”, detalha Alberto Silva, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), empresa da Prefeitura do Rio responsável pelo Porto Maravilha.

teste55c91a6d49c07          Contorno do 1º Distrito Naval

Fonte:

http://portomaravilha.com.br/noticiasdetalhe/3826


Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+1Email this to someone

Posts relacionados:

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro!
Inscreva-se agora no nosso Newsletter:
Arquivo